sexta-feira, 17 de março de 2017

O Deputado e Ministro da Justiça Osmar Serralho (PMDB) do Parana

O Deputado e Ministro da Justiça Osmar Serralho (PMDB) do Parana 

  • Osmar José Serraglio (Erechim, 23 de maio de 1948) é um advogado e político brasileiro, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). É o atual Ministro da Justiça do Brasil.
Deputado federal pelo estado do Paraná, atualmente licenciado, foi presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) na Câmara dos Deputados.

Biografia:
Formação jurídica e docência
  • Osmar Serraglio é advogado formado em 1971 pela Faculdade de Direito de Curitiba, atual Centro Universitário Curitiba, e tornou-se mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1986. Foi professor substituto de Direito Administrativo na PUC-SP de 1980 a 1986, além de diretor da Faculdade de Direito da Universidade Paranaense (UNIPAR), no campus de Umuarama, em 1987.
Vida pública:
  • Filiado ao PMDB desde 1981, tendo sido antes filiado ao MDB desde 1978, foi vice-prefeito de Umuarama de 1993 a 1996. Também desempenhou o cargo de assessor jurídico das prefeituras municipais de Mariluz em 1984, Nova Olímpia em 1988, Iporã, Guaíra e Umuarama em 1993, e Foz do Iguaçu, São Jorge do Patrocínio e Japurá em 1997.
Foi eleito deputado federal em 1998, tomando posse em 1 de fevereiro de 1999. Destacou-se no cargo de relator da CPMI dos Correios, criada para investigar denúncias de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
  • Em 17 de abril de 2016, Serraglio votou pela abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff.
Considerado aliado do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, foi indicado em maio de 2016 presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados do Brasil, dita a mais importante comissão daquela casa, responsável, entre outros temas, por julgar a cassação de deputados. À frente da comissão, foi acusado de participar de manobras em favor da protelação da análise do processo de cassação de Eduardo Cunha, tendo, entre outras manobras, encerrado, em 13 de julho de 2016, a sessão que avaliaria o processo de Cunha, "sem motivo aparente".

Ministério da Justiça
  • Em 23 de fevereiro de 2017 foi anunciado como o novo Ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, pelo presidente Michel Temer, assumindo o lugar de Alexandre de Moraes, que fora nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal.