segunda-feira, 15 de maio de 2017

Começou a privatização branca na Sanepar Paraná


Ao que tudo indica, a reunião do dia 19 de abril, para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018, foi só uma cortina de fumaça
Segundo os trabalhadores que acompanham as movimentações internas na Sanepar, o desmonte já começou e tem até prazo para acontecer. Segundo o que foi apurado pelo SAEMAC, os trabalhadores da Unidade de Serviço de Materiais (USMA), localizada na Rua Francisco Nunes, 2075, Rebouças/Prado Velho-Curitiba, e da Unidade de Serviço de Faturamento (USFA); além de demais unidades; serão remanejados para outra localidade. 
No dia 17 de abril, o advogado Rosaldo José de Andrade esteve no USMA e deu a notícia de que o prazo para a desocupação do imóvel é outubro desse ano. O destino já está definido: será o bairro da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), mais precisamente na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 3900 (barracão da Electrolux, um terreno que mede 50 mil metros quadrados, R$ 17 reais o m² para aluguel, num total de R$ 850.000,00 / aluguel mensal do imóvel), numa localidade antes visitada pelo Gerente e pelo Coordenador de Logística da USMA; ou seja, o local previamente definido. 
Além disso, para desviar o foco, a direção da empresa marcou uma mesa de negociação para o dia 19 de abril, na sede da Sanepar, repentinamente. Vale ressaltar que haveria assembleias dos trabalhadores exatamente no Prado Velho, o que levanta a suspeita de que o encontro dos trabalhadores foi desviado, pois não seria vantajoso para a Sanepar estar na localidade junto com o sindicato. 
Para o SAEMAC, esses fatos demonstram a forma obscura com que a empresa se articula. Entende-se também que a mesa de negociação sem qualquer novidade foi apenas para tirar a atenção dos trabalhadores. Enquanto isso, saneparianos, as interrogações só aumentam: 
O que será feito com o terreno no Prado Velho? Qual será o destino de 67 mil metros quadrados em frente a Linha Verde?  Será indício de especulação imobiliária? O Sindicato e os trabalhadores estão de olhos BEM abertos... 
Leia na íntegra: Começou a privatização branca na Sanepar