terça-feira, 16 de maio de 2017

Richa vai privatizar a Copel e a Sanepar

Exceto FHC, ex-presidentes latino-americanos que foram ícones do neoliberalismo nos anos 90, ou foram depostos do poder ou foram presos


O governador do Paraná Beto Richa (PSDB) apresentou novo ‘pacote de maldades’ na Assembleia Legislativa prevendo a privatização da Sanepar e da Copel — as companhias estatais de água e luz.
O tucano pretende abrir mão do controle de todas ações nessas duas empresas estratégicas.
Hoje, embora uma parte dessas ações seja negociada na bolsa de valores, a maioria ainda pertence ao governo do estado.
Em um passado não muito distante, em 2001, pesquisas de opinião apontavam que 98% dos paranaenses eram contrários à venda da Copel. Na época, o então governador Jaime Lerner tentou, mas a sociedade e os partidos políticos foram às ruas para barrar — e conseguiram — a entrega da estatal de energia.
Em 2017, tão logo retorne das férias no exterior, Beto Richa pegará carona na exigência de Michel Temer (PMDB) de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. Ou seja, o o tucano assimilará a contrapartida à ajuda financeira privatizando empresas dos setores financeiro, de energia e saneamento.
O governo Beto Richa quebrou de maneira insanável o estado combinando “ajuste fiscal” com “corrupção”. É exatamente a mesma fórmula que desgraçou o Espírito Santo, arrebentou o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro.

*A Sanepar já esta procurando novo prédio para alugar, pensando em vender o enorme imóvel no Prado Velho as margens da Linha Verde. Uma área altamente valorizada numa região onde não se encontram muitos terrenos vazios para vender.

Ler na íntegra: Richa vai privatizar a Sanepár e a Copel

Leia também: Começou a privatização branca da Sanepar